Faleceu ontem, 9 de maio, pela manhã, em sua residência, o prof.Dr. Henrique Del Nero. Ele foi nosso colega e amigo no grupo denominado Cognitio, o qual fundou e liderou durante mais de uma década. Henrique era médico psiquiatra formado pela Universidade de São Paulo e bacharel e mestre em filosofia, também pela USP. Sua especialização em psiquiatria, atividade que exerceu amplamente até seu falecimento, foi realizada no Hospital das Clínicas da FMUSP. Era profundamente interessado pelo entendimento do funcionamento da mente humana e, em sua trajetória para desenvolver seus próprios modelos e explicações, tornou-se um pesquisador multidisciplinar, acrescentando à sua formação o doutorado em engenharia eletrônica que realizou na Escola Politécnica da USP, obtendo seu título de doutor em 1997. Desde então tem sido professor visitante do departamento de engenharia de sistemas eletrônicos da EPUSP , onde ministrava a disciplina de Ciência Cognitiva, à época um dos cursos mais frequentados do programa de pós-graduação da Poli. Henrique tornou-se querido de seus alunos e colegas e sempre motivou discussões que buscava aprofundar até a exaustão, diante de sua incessante busca pelo conhecimento da mente. Em 1997 publicou seu livro O sítio da mente, onde expõe sua visão sobre o assunto. Publicou artigos e proferiu várias conferências sobre o tema no decorrer de sua atribulada vida, dividida entre o consultório, o ensino e pesquisa e sua família, pela qual sempre demonstrou um enorme afeto. Henrique caracterizou-se por ser uma pessoa eclética e que cultivava intensamente a razão e a emoção, o que tornou sua abordagem do problema cognitivo bastante atraente e lhe rendeu atrair um círculo de interessados ao grupo que criou e liderou. O Cognitio começou como um grupo de estudos de ciência cognitiva, sediado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, o qual Henrique criou em 1990 e promoveu diversos encontros e reuniões semanais até seu término, em 1997, quando foi transformado no Cognitio. Em 1997, Henrique juntou-se ao corpo de pesquisas do Laboratório de Sistemas Integráveis da Poli, para onde trouxe o grupo Cognitio e desde então teve seus encontros e reuniões realizados no prédio da engenharia elétrica da Poli. Em 2003 o grupo tornou-se um Núcleo de Apoio à Pesquisa ( NAP ) da USP no tema ciência cognitiva. Ontem nos reuniamos às 16:00 horas, para planejar os próximos passos de expansão do Cognitio como NAP. Presentemente buscavamos expandir a participação de mais pesquisadores associados ao grupo. Foi com grande tristeza e consternação que recebemos a notícia do falecimento do Henrique. Será sempre saudosa a sua querida memória entre todos nós.
Categorias
Artigos recentes
- O que é a engenharia ?
- EBICC 2015 – Workshop de Ciência Cognitiva
- Lei de Ohm e resistores não-lineares
- Programação com LabVIEW – 2
- Programação com LabVIEW – 1
- Imagens de webcam e câmeras USB com LabVIEW
- Introdução ao LabVIEW
- Série de Fourier e Transformada de Fourier – I
- Delta de Dirac ou impulso unitário
- Números Complexos e Exponenciais Complexas
- Henrique Schützer Del Nero
- Lei de Ohm versus resistência incremental – II
- Lei de Ohm versus resistência incremental
- Lei de Ohm
- Propagação de erros
- Blogging with LaTeX content
Busca
Comentarios
Daniel em Números Complexos e Exponencia… | |
Tilah em Números Complexos e Exponencia… | |
lucas em Números Complexos e Exponencia… | |
Douglas Novaes em Henrique Schützer Del Ner… | |
Gil Cleber em Números Complexos e Exponencia… |
3 comentários
Comments feed for this article
maio 10, 2008 às 7:54 pm
Henrique Schültzer Del Nero | Da Correia Fotorreceptora
[…] de 2008, o Prof. Dr. Henrique Shultzer Del Nero. Um post sobre isso está no blog do fantástico Kogler. Fiquei sabendo por causa de uma pequena nota no final de um post interessante sobre o infinito do […]
maio 10, 2008 às 9:27 pm
Marcia Kondo
Caro(a) leitor(a):
Fui aluna de pós-graduação do Prof. Del Nero na Escola Politécnica da USP, e tive a grata chance de poder compartilhar alguns momentos com suas perspectivas sobre a Mente, a Razão, a Matemática, a Emoção, entre outros assuntos da Ciência Cognitiva. Recebí muito tristemente a notícia do seu falecimento, e um vazio que ficou para todos que o conheceram.
Saudades, sua eterna admiradora: Marcia Kondo
março 14, 2017 às 11:47 pm
Douglas Novaes
Arrumando os livros na estante, encontrei “O Sítio da Mente”, recebido de um colega professor de Biologia. Então, vim investigar por onde andaria seu autor…
Foi uma pena saber de seu falecimento que se deu, se não estou enganado, à época que ganhei o livro.
Gostaria de deixar esse registro para nós, seus admiradores. Seu pensamento, resultado de seus esforços, segue influenciando vidas.
Douglas Novaes
Prof. de Física
Novo Hamburgo – RS